sexta-feira, 31 de maio de 2013

Estágio Final


No decorrer destes três meses de estágio, desempenhei várias tarefas na área da Segurança e Saúde no Trabalho, nomeadamente verificação de condições em locais de trabalho, avaliações de risco, entre outros.
Além de todas as tarefas desempenhadas, o meu estágio incidiu principalmente na avaliação da Qualidade do Ar interior de vários Centros de Saúde. Paralelamente a esta avaliação, foram também efetuadas medições da iluminação.
 
Equipamento EVM-7
Relativamente a esta atividade, foram efetuadas medições em vários pontos de cada Centro de Saúde, incidindo principalmente nos gabinetes médicos, gabinete de enfermagem, salas de espera, salas de tratamentos, gabinetes de higiene oral e salas de fisioterapia.
Antes de nos deslocarmos ao local, verificámos as plantas do local e posteriormente identificamos os pontos de medição.
Após a recolha dos dados é feito o tratamento dos mesmos, e em seguida emitido um relatório para cada responsável dos serviços.
 
 
O relatório é composto por vários tópicos:
·         Motivo das medições;
·         Objetivo;
·         Avaliação das condições ambientais;
·         Resultados obtidos nas medições;
·         Situações que foram detetadas;
·         Propostas de melhoria.
 
A avaliação das condições ambientais foram realizadas com base em:
ü  Verificação de legislação/normas aplicáveis;
ü  Observação e análise das condições de trabalho dos profissionais;
ü  Entrevistas com os profissionais sobre as condições de trabalho dos mesmos.
 
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
Para terminar, deixo-vos um exemplo de como são apresentados os resultados das medições da qualidade do ar, bem como da iluminação.
 
Tabela I: Valores médios de cada parâmetro, em cada local
 
Tabela II: Valores obtidos na medição de iluminação
Legenda:
  1. Sala de Vacinação - 2 Bancadas: 180 lux e 121 lux; Secretária: 266 lux;
  2. Sala de Tratamentos: 260 lux;
  3. Consultório Médico: 165 lux;
  4. Gabinete Enfermagem: 280 lux;
  5. Posto Administrativo - 2 Postos: 147 lux e 245 lux;
  6. Balcão de Atendimento - 2 Postos de trabalho: 150 lux e 305 lux.
 
RECOMENDAÇÕES GERAIS:
As medidas propostas de modo a restabelecer a boa qualidade do ar no interior dos espaços dos Centros de Saúde, passa essencialmente por:
  • Abertura de janelas em períodos de baixa ocupação, como por exemplo de manhã cedo e/ou hora de almoço;
  • Assegurar a limpeza do edifício no final da tarde, sendo seguida de uma intensa ventilação;
  • Os trabalhadores expostos a concentrações de partículas suspensas no ar e compostos orgânicos voláteis deverão dispor no local de equipamento que permita uma forte extração do ar interior;
  • Instalação de dispositivos que permitam uma abertura controlada das janelas de forma a permitir níveis de ventialação confortáveis.
 
A Organização Mundial de Saude (OMS) sustenta que a possibilidade de um determinado poluente chegar aos pulmões de uma pessoa é mil vezes maior dentro de casa do que fora.
 

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